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PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Instrumento construído coletivamente

e que serve de base filosófica para a organização do trabalho pedagógico.

PRINCÍPIOS NORTEADORES

1. Igualdade: acesso e permanência na escola;
2. Qualidade no ensino: garantia da permanência na escola
3. Gestão democrática: socialização do poder.;
4. Liberdade: para aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a arte e o saber direcionados para uma intencionalidade definida coletivamente;
5. Valorização do magistério: indissociabilidade entre a formação inicial e a formação continuada.

ESTRUTURA DO PPP

Existem 3 marcos que compõem o projeto:

Situacional

Conceitual

Operacional

constata a realidade escolar

comunidade atendida – nível sócio-econômico-cultural, profissionais da escola, índice de evasão, repetência, desempenho dos alunos

fundamentos teórico-metodológicos que embasam o trabalho escolar (filosofia, teorias psicológicas, tendências

pedagógicas...)‏

metas e ações que servirão

para resolução das situações levantadas no marco situacional


Define uma concepção de homem, sociedade, conhecimento, educação, cultura, ensino, aprendizagem e cidadania.

é a própria organização da escola como um todo;

é um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola;

é um instrumento de luta por uma educação melhor.



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