Quantidade de Páginas visitadas

PROFESSOR OLAVO DEL CLARO

Um homem que dedicou uma existência ao trato dos números
em nossas escolas superiores e pela paciência formou uma legião de técnicos
que hoje perlustram a vida paranaense e nacional.


O senhor Vicente Del Claro e sua esposa Dona Emilia Del Claro,no dia dezessete (17) de julho do ano de mil novecentos e cinco (1905) em Ponta Grossa estado do Paraná, davam as boas vindas ao seu filho Olavo Del Claro,uma criança muito bonita com olhos azuis e cabelos claros.

Olavo Del Claro na juventude

Em 1924 concluiu o curso secundário no tradicional Ginásio Paranaense de Curitiba, passando a cursar a Faculdade de Engenharia do Paraná, em 1925 já lecionava no Colégio Novo Ateneu. Se formou em 1929, como Engenheiro Civil. Ingressou na Universidade do Paraná como professor em 1928.


Olavo Del Claro em seu casamento com Adriana Del Claro


Exerceu por dois anos a partir de 1931, o cargo de Comissário de Terras do Estado do Paraná.

Foi nomeado dia, 15 de março de 1934, pelo Conselho Técnico da Faculdade de Engenharia do Paraná para a cadeira de Geometria Analítica e Cálculo Infinitesimal da Faculdade, na vaga deixada pelo saudoso professor Pernetta. Em 21 de abril de 1936 pela Portaria nº 393 passou em concurso e foi nomeado catedrático da mesma cadeira acima citada.

Na Faculdade de Química, foi nomeado catedrático de Matemática Superior, tendo exercido atividades desde 1935 até 1961.

Dia 28/12/1936 foi eleito membro do Conselho Técnico Administrativo.

Assumiu também a cadeira de Topografia Geodesia Elementar e Astronomia de Campo entre os anos de 1937 e 1938.

19 de dezembro de 1940 – foi nomeado para o cargo de Secretário da Faculdade. No mesmo ano fez outro concurso conquistando a cadeira na Faculdade de Agronomia. Foi Professor Fundador da Escola de Engenharia Química.

Entre 1941 e 1945 continuou na cadeira Cálculo Infinitesimal e no cargo de Secretário da Faculdade.

1946 pela Portaria nº 130 foi dispensado, a pedido, das funções de secretário.

Foi professor com certificado pelo Ministério da Educação e Saúde em 20/10/1947 de Complementos de matemática em cursos técnicos.


5 de abril de 1967 o professor Olavo Del Claro recebeu homenagens da Escola de Agronomia e Veterinária da Universidade Federal do Paraná, por motivo de sua jubilação (aposentadoria)


Responsável pela instalação do Instituto de Matemática no Centro Politécnico do qual foi diretor desde 25 de maio de 1972.

Criado em 29 de agosto de 1973 e com muito esforço professor Del Claro conseguiu implantar novas estruturas exigidas pela reforma universitária, organizando em moldes modernos e funcionais o Setor de Ciências Exatas e passou a exercer o cargo de Diretor do mesmo, compreendendo os Departamentos de Matemática, Desenho, Informática, Física e Química.

Professor Olavo Del Claro Diretor do Setor de Exatas da Universidade Federal do Paraná

Dentro da universidade desempenhou as mais elevadas funções sempre com discernimento e probidade. Como decano do Conselho Universitário por mais de uma vez assumiu a Reitoria.

Foi membro do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura onde recebeu diploma de serviços relevantes.

Professor Olavo e Dona Adriana Del Claro em sua casa

DISCIPLINAS: Materiais de construção, tecnologia e processos gerais de construção; geometria analítica; noção de geometria projetiva monográfica; cálculo


OBRAS: Teoria dos Conjuntos;

Transformada de Fourier e de LaPlace;

Coordenadas Pluckerianas.


LÍNGUAS : inglês, francês, italiano e castelhano

REPORTAGENS: Olavo Del Claro foi citado várias vezes nos jornais veiculados no estado, como na Gazeta do Povo, o Estado do Paraná, Diário da Tarde e Tribuna do Paraná.

HOMENAGENS: 15 de março de 1974 completou 40 anos de magistério superior recebendo um voto de congratulações da Assembléia Legislativa do Estado, proposto pelo Deputado Prof. Francisco Borsani Neto.“Era um matemático consagrado, um professor magnânimo, que tinha capacidade de trabalho extraordinária, um entusiasta devotado ao magistério” Eurico Dacheux de Macedo do Setor de Tecnologia

05/09/1968 em uma ocasião social

Faleceu no dia 1º de Abril de 1975 às 7:45 vitimado de um ataque cardíaco. O professor Olavo Del Claro preparava-se em sua residência na Rua Buenos Aires para presidir uma reunião em que seriam eleitos os novos chefes de Departamentos do Setor de Ciências Exatas que dirigia. Em julho completaria 70 anos. Foi velado na capela da Reitoria com muito pesar. Centenas de pessoas acompanharam o seu sepultamento no cemitério “Jardim da Saudade”.


A casa na Rua Buenos Aires, 600 em que Olavo Del Claro Faleceu

O professor Del Claro além de ter ministrado ensinamentos atinentes a sua cátedra na Escola de Engenharia, na Faculdade de Engenharia Química, na Agronomia ou na Faculdade de Filosofia, procurou incultar otimismo e confiança no futuro. Gênio simples, que herdou dos pagos de Ponta Grossa, onde viu o raiar do sol, jamais empolgou-se com os números a ponto de esquecer que o homem, é antes de tudo um ser composto de alma e corpo e que a técnica é instrumento para os valores superiores que devem ser postos a serviço do próprio homem.

 

Voltar









Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito